Defensores = Demolidor + Jessica Jones + Luke Cage + Punho de Ferro

11 de outubro de 2016

Matemática básica para explicar o rumo do Universo Cinematográfico da Marvel dentro da ramificação exibida pela Netflix. Já foram ao ar as duas primeiras temporadas de Demolidor e as iniciais de Jessica Jones e Luke Cage. Em março de 2017 chega ao público a produção solo do Punho de Ferro. E então, com os quatro heróis devidamente apresentados, veremos mais um supergrupo de heróis em uma obra audiovisual. Mas o que esperar dos Defensores?

Charlie Cox, Mike Colter, Krysten Ritter e Finn Jones são os Defensores

Charlie Cox, Mike Colter, Krysten Ritter e Finn Jones são os Defensores

Censura quente

No mínimo, muito sangue. Matt Murdock (Charlie Cox), Jessica Jones (Krysten Ritter) e Luke Cage (Mike Colter) já mostraram que não estão nem aí quando o assunto é dar um banho de sangue no espectador. Aliás, esse é um dos diferenciais das séries de parceria entre Marvel Television e Netflix. Por serem disponibilizadas em uma mídia de nicho, na qual cada público recebe sugestões para assistir daquilo que mais lhe convém, as séries não precisam se preocupar com a censura. Ao fazer um paralelo com as séries da DC Comics, o mais próximo que podemos apontar é Gotham.

Enquanto nos filmes dos Vingadores há todo um cuidado com o palavreado e os próprios diálogos, os Defensores não estão nem aí sobre palavrões – exceto Luke Cage, que nesse momento estaria olhando feio pra mim. Enquanto as séries da DC Comics exibidas pelo canal norte-americano The CW se apoiam em uma fórmula simples e garantida de TV aberta, os Defensores podem apresentar o plot muito louco a qualquer momento. Cenas picantes também não são um problema, visto o que já fizeram Murdock, Jones e Cage em cena.

(Falta de) Humor

Não dá pra discordar que as séries de parceria entre Marvel e Netflix estão muito mais próximas de “Batman vs Superman” do que de “Capitão América: Guerra Civil”. Isso no aspecto de tom e humor. Demolidor, por exemplo, já demonstrou em suas duas primeiras temporadas que a luminosidade não é exatamente um aspecto fundamental para a fotografia de uma cena. Jessica Jones e Luke Cage, por sua vez, vêm de um passado que ainda traz toda uma carga emocional para o presente, fazendo com que suas histórias sejam sempre tensas, com pouco tenho para alívios cômicos. Punho de Ferro ainda vem aí, mas não parece que vai mudar muito esse cenário.

Então reúna quatro heróis, pouca luminosidade, cara fechada e histórias repletas traumas. Vish, peguei pesado, mas ok. Esse é o ponto de partida para a série dos Defensores. “Ah , Marcelo, mas então você está dizendo que Defensores vai ser horrível por ser sem graça?”, pergunta o desavisado. Na verdade, o bom humor não é fator determinante para fazer uma produção de super-heróis algo razoável. Prova disso é “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”. Sim, eu sei que você provavelmente está revoltado comigo por escrito isso agora, mas antes de abrir munição contra mim nos comentários, assista à versão estendida do filme. Não ainda não curtir, me xingue a vontade.

Duração dos defensores

O maior problema de Luke Cage, pra mim, foram os seis primeiros episódios. Parecia que, enquanto eu assistia, estava preso a uma capsula do tempo na qual cada 50 minutos equivaliam a três horas. Mas a série acaba recompensando, mais pra frente, os espectadores  que aguentaram a tortura, entregando um final bem satisfatório. Mas sério, não sei se eu aguentaria mais uma sequência lenta como o início de Luke Cage.

E pra se precaver quanto a isso, os Defensores terão uma medida que, confesso, achei muito inteligente. Dada a profundidade e o peso dramático dos quatro personagens, a série terá apenas oito episódios. Ou seja, cinco a menos que as temporadas regulares de Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage. Parabéns pela escolha, Marvel e Netflix!

Defensores no palco da New York Comic Con

Defensores no palco da New York Comic Con

Canal Nerd News: Confira as principais novidades das séries da marvel apresentadas na New York Comic Con 2016

Tá conhecendo o Nerd News aqui pelo blog? Então dá uma olhada nas nossas redes sociais, nas quais postamos novidades sobre o mundo geek o dia todo. Além do YouTube, estamos no Facebook, Instagram e Twitter.

 

Copyright © 2017 Dia Produções
Todos os direitos reservados.