O que é proibido no YouTube?

30 de maio de 2016

o que é proibido no youtube

Existem por aí muitos mitos e verdades em relação ao que se pode ou não fazer no YouTube. Muitos acham que há como burlar o sistema de rastreamento da plataforma que identifica infrações e dar aquele drible nas regras. Mas afinal, o que é realmente proibido no YouTube?

Todo youtuber deve se preocupar em seguir as diretrizes do site, pois ninguém quer ser advertido e correr o risco de ter seu canal comprometido. Strike é o termo usado para as advertências que o YouTube dá ao canal quando há alguma regra infringida com o conteúdo postado. Quando estas advertências chegam a três, o canal pode ser tirado do ar.

:: Leia também: Como usar estratégias de SEO no YouTube ::

O principal ponto das normas da plataforma e que mais leva canais a levarem strike é em relação aos direitos autorais. Existe uma lei que garante aos artistas direitos de autoria e lucro sobre suas obras. Em tempos de internet e disseminação da pirataria, às vezes perde-se a noção da importância da proteção deste direito. Mas as grandes empresas que trabalham com conteúdo e os grandes artistas jamais esquecerão, portanto, trabalham para fazer valer a lei e impedir o uso sem licença de material.

Qualquer conteúdo sem licença que for veiculado em vídeo pode ser retirado do ar e o usuário que fez uso indevido do material em seus vídeos recebe uma infração. Pode ser música, vídeo (como trechos de filmes ou séries), áudio e até mesmo fotos e logotipos.  Sendo assim, é muito importante saber de onde vem cada imagem ou áudio que você quer usar em seus vídeos para o YouTube para garantir que tenham os direitos autorais liberados. Caso não tenham, é preciso repensar o uso desse material.

:: Leia também: Apresentação e classificação do canal no YouTube ::

Aquela história de que usando até 30 segundos da música o robô do YouTube não vai conseguir rastrear o conteúdo é mito: o sistema pode identificar e o canal pode ser advertido, se isto não acontecer é questão de sorte. A  utilização de músicas nos vídeos depende do acordo da gravadora com o YouTube. Alguns cantores liberam suas faixas para a galera, outros deixam que sejam usada para reprodução em apenas alguns dispositivos, podendo, por exemplo, liberar para quem for assistir no desktop, mas não para reproduzir nos smartphones.

Há muito mais para saber sobre as regras e o que é proibido no YouTube. Ficou curioso? Confira o capítulo sobre o assunto no eBook Bota a Cara e Faz!

Download-Ebook-Bota-a-Cara-e-Faz

Bota a Cara e Faz eBook YouTube youtubers

ASSISTA AGORA

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo da Dia Estúdio!

Copyright © 2017 Dia Produções
Todos os direitos reservados.