Que linguagem funciona no YouTube?

18 de abril de 2016

linguagem youtube

A internet tem sua linguagem própria e dispensa formalidades. Mas a comunicação vai além do tom de conversa e também está relacionada com o formato do vídeo, o roteiro e enquadramentos. E então, que linguagem usar no YouTube?

Começando pela conversa com o público, fale como se estivesse falando com seus amigos. O tom natural e espontâneo é muito importante nos vídeos do YouTube. O carisma é um dos pontos que pode te ajudar a conquistar fãs.

:: Leia também: Como pensar a identidade visual do canal do YouTube ::

Nada de linguagem rebuscada, mas sem esquecer que um português correto sempre é bom. Converse diretamente com o público para que eles sintam a conexão com o youtuber.

Os primeiros segundos do vídeo são cruciais, é quando o usuário vai decidir se vai assistir seu conteúdo ou não. Assim, não é aconselhado introduções muito longas ou enrolar muito até chegar no assunto do vídeo. Seja direto para captar a atenção do usuário e convencer ele a assistir seu vídeo. Apresente o conteúdo, conte o que vai ser abordado no vídeo. É nestes primeiros minutos que você mais precisa se empenhar para que a audiência acredite que vale a pena assistir.

:: Leia também: Que programas usar para edição de vídeos ::

Lembrando que a disseminação de dispositivos móveis fez com que o desktop perdesse espaço. Hoje a galera já acessa mais a internet pelos smatphones do que pelo computador. Por isso, é importante pensar que provavelmente a pessoa estará assistindo ao seu vídeo pelo celular ou pelo tablet. Então, é preciso entender que você estará disputando atenção com a mensagem no Whatsapp, a notificação no Facebook… O que aumenta a necessidade de o conteúdo ser interessante para reter o usuário.

Também pensando no pessoal que assiste o conteúdo nas telas reduzidas, prefira os enquadramentos fechados, assim o público poderá ver melhor o youtuber e o que está acontecendo em cena. Se quiser mostrar um ambiente amplo com muitos detalhes, opte por uma cena aberta e depois dê close nos objetos.

Ficou com vontade de saber mais sobre o assunto? Baixe o eBook gratuito Bota a Cara e Faz! Confira o capítulo sobre linguagem para o YouTube e muito mais!

Download-Ebook-Bota-a-Cara-e-Faz

eBook YouTube youtubers

ASSISTA AGORA

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo da Dia Estúdio!

Copyright © 2017 Dia Produções
Todos os direitos reservados.